Implantar um condomínio requer conhecimento técnico apurado, experiência e muita dedicação.  Um condomínio é, geralmente, mais complexo que a maioria das empresas que conhecemos, independente de seu porte. O síndico tem a obrigação de se atentar a detalhes, muitas vezes imperceptíveis aos olhos comuns. Ele é responsável Civil e Criminal pelo empreendimento, zelando inclusive por aqueles que circulam no perímetro, residentes ou visitantes.

Iniciando pelas obras, que tem seu volume potencializado durante os primeiros anos do empreendimento, ou seja, durante a fase de implantação, o síndico deve garantir que as Normas Regulamentadoras (NRs), Leis Municipais, Estaduais e Federais, além do Regulamento Interno e a Convenção Condominial, sejam cumpridos a risca, garantindo assim a segurança física das pessoas, do patrimônio e seus ativos, e da manutenção e garantia do empreendimento.

Um plano de manutenção eficiente deve ser instituído, assim como o desenvolvimento de fornecedores e prestadores de serviços, alinhados com as necessidades especificas daquele local. Isso requer tempo, envolvimento com o segmento e “expertise”. Ressaltamos que tudo deve ser devidamente formalizado com contratos, Notas Fiscais, diretrizes jurídicas especificas de cada serviço. O Síndico também responde por isso e deve possuir conhecimento e suporte legal, garantindo os interesses do empreendimento.

Há também a implantação das áreas comuns, adequação de normas, gestão de conflitos, dentre outras centenas de milhares de variáveis que norteiam a instituição de um condomínio, de uma sociedade e suas múltiplas demandas.

Do ponto de vista financeiro e documental, o Sindico deve instituir eficiência administrativa e buscar constantemente o equilíbrio financeiro, o famoso Custo vs. Beneficio. Controlar a inadimplência, tão comum nos dias de hoje, também é função do síndico. Provisionar de maneira correta é outro grande desafio, uma vez que isso está diretamente atrelado à taxa condominial mensal e daquele exercício.

O Síndico tem a obrigação de instituir a segurança perimetral, evitando invasões, e a segurança interna para minimizar possível vandalismo, controlando os acessos de maneira eficiente e garantindo que somente moradores e pessoas autorizadas, devidamente cadastradas, adentrem o local.

A CONDOFLIX tem anos de experiência em implantações, sendo reconhecida por construtoras, administradoras e corpo diretivos de vários empreendimentos. Consulte-nos!

TOP